Georreferenciamento
Georreferenciamento é o mapeamento da forma, dimensão e localização de uma área, através de métodos topográficos. Graças a esse processo, é possível descrever os limites e características de um imóvel, determinando sua posição geográfica. Ou seja: tornando suas coordenadas conhecidas num determinado sistema de referência.
Aqui no Brasil, o georreferenciamento tem o papel de referenciar esses dados ao Sistema Geodésio Brasileiro – que mantém essas informações em um único sistema de coordenadas da Terra.
Quem Precisa Fazer o Georreferenciamento?
De acordo com a legislação vigente, os donos de propriedades rurais não podem desmembrar, transferir, partilhar, remembrar, hipotecar, vender ou arrendar imóveis sem o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) – que é emitido pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Para conseguir a certificação é preciso providenciar o georreferenciamento da área, que deve ser feito de acordo com normas técnicas designadas pelo INCRA.
Topografia
A topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias. O profissional explica que, resumidamente, pode-se dizer que uma planta topográfica possui curvas de níveis, que representam as variações do relevo, e elementos encontrados em um terreno. E existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, altimétrico e planialtimétrico.
Georreferenciamento, CCIR, Levantamentos topográficos, Cadastro Imobiliário Urbano e Rural, Mapeamento e Cartografia especializada ITR, ADA, CAR, Regularização Fundiária (Georreferenciamento/Certificação, CCIR, Obtenção do Título de Propriedade)